UMA PEQUENA HISTÓRIA
Nesta postagem, vamos contar uma pequena história em espanhol, já que o nosso objetivo é praticar o vocabulário, primeiramente a nível básico. Nesse sentido, vamos conhecer alguns vocábulos que podem ser bastante úteis no dia a dia, principalmente quando se fala de rotina e de ações que se repetem diariamente. Afinal de contas, é importante saber como descrever ações como tomar café da manhã, trabalhar em um determinado local, etc.
Então, vamos ler a história e conhecer um pouco desse vocabulário? A propósito, uma dica que pode ser útil é ler a história em voz alta, para que você memorize melhor as palavras e condicione-se a reproduzir a fonética da língua espanhola, isto é, a pronúncia.
HISTORIA CORTA: UN DÍA EN LA VIDA DE SOFÍA
¡Hola! Me llamo Sofía. Tengo 22 años y soy de Colombia. Vivo en Madrid, en un pequeño apartamento cerca del centro. Soy estudiante de arte y también trabajo en una cafetería por las tardes porque tengo que tener algo de dinero.
Hoy es martes. Me despierto a las siete de la mañana. Después, me levanto, me ducho y me visto. Luego, desayuno. Tomo café con leche y como pan con mantequilla. Me gusta mucho el café.
Después del desayuno, voy a la universidad. Camino diez minutos y luego tomo el metro. Las clases empiezan a las nueve. En clase, hablamos sobre pintura y dibujo. Mi profesora se llama Ana. Es muy simpática.
Tengo clases hasta la una de la tarde. Después, voy al parque con mis amigos. Hablamos, reímos y comemos bocadillos. A veces, escuchamos música o tomamos fotos. Hoy hace sol y el cielo está azul.
A las tres de la tarde, voy a la cafetería donde trabajo. El lugar se llama “Café Central”. Es un lugar bonito y tranquilo. Atiendo a los clientes, sirvo café y limpio las mesas. Hay muchas personas que vienen todos los días. Algunos me saludan con una sonrisa:
—¡Hola, Sofía! ¿Cómo estás?
—Muy bien, gracias. ¿Y usted?
Trabajo hasta las siete. Luego, regreso a casa. Estoy un poco cansada, pero contenta. En casa, ceno algo ligero, como sopa o ensalada. Después, llamo a mi familia en Colombia. Hablamos por teléfono unos minutos.
Más tarde, leo un libro o veo una serie en español. Me gusta ver series porque aprendo nuevas palabras. A las diez y media, me cepillo los dientes y me voy a dormir.
¡Buenas noches!
VOCABULÁRIO
Saudações e apresentação:
A seguir, vamos ver algumas expressões de saudações e de como se apresentar, apenas para refrescar a memória.
¡Hola! – Oi! / Olá!
Me llamo… – Me chamo…
Tengo … años. – Tenho … anos
Soy de… – Sou de…
Vivo en… – Moro em…
¿Cómo estás? – Como você está?
Muy bien, gracias. ¿Y usted? – Muito bem, obrigado(a). E o(a) senhor(a)?
Rotina diária:
Ademais, é interessante checar algumas palavras e expressões relacionadas à rotina.
Hoy es martes – Hoje é terça-feira.
Me despierto – Eu acordo.
Me levanto – Eu me levanto.
Desayuno – Eu tomo café da manhã.
Me ducho – Eu tomo banho.
Me visto – Eu me visto.
Voy a… – Eu vou a…
Tomo el metro – Eu pego o metrô.
Regreso a casa – Eu volto para casa.
Ceno – Eu janto.
Me cepillo los dientes – Eu escovo os dentes.
Me voy a dormir – Eu vou dormir.
Locais e atividades:
Além disso, que tal vermos um pouco sobre vocabulário relacionado a estabelecimentos e atividades?
La universidad – A universidade.
El parque – O parque.
La cafetería – A cafeteria.
El centro – O centro.
La clase – A aula.
El libro – O livro.
La serie – A série.
Los clientes – Os clientes.
Las mesas – As mesas.
El metro – O metrô.
Comidas e bebidas:
El café con leche – O café com leite.
El pan con mantequilla – O pão com manteiga.
La sopa – A sopa.
La ensalada – A salada.
El bocadillo – O sanduíche.
Adjetivos e expressões:
Simpática – Simpática.
Bonito – Bonito.
Tranquilo – Tranquilo.
Contenta – Contente (feminino).
Cansada – Cansada.
Hace sol – Está sol.
El cielo está azul – O céu está azul.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Em síntese, como visto no texto acima, Sofia se apresenta como uma estudante de arte que trabalha em uma cafeteria e vive em um pequeno apartamento perto do centro. Então, ela conta um pouco da sua rotina, que começa às 7 horas da manhã, quando acorda, e depois vai até a universidade com transporte público. Em seguida, passeia no parque com seus amigos e segue para trabalhar. Por fim, quando chega em casa, no fim do dia, relaxa com uma série, momento ideal também para aprender mais palavras do idioma.
Na verdade, essa é apenas uma pequena história para que você se ambiente com palavras que fazem parte do cotidiano, além de substantivos estratégicos que podem ser úteis no cotidiano. É importante que você desenvolva o hábito de ler na língua-alvo (principalmente em voz alta) porque será possível desenvolver o conhecimento léxico (ou seja, aprender novas palavras) ao mesmo tempo em que se trabalha com a fonética.
Em seguida, deve haver um esforço para que a língua verdadeiramente faça parte do seu cotidiano. Isso porque falar uma língua é mais do que simplesmente aprender um novo código linguístico. Pelo contrário, é criar uma nova alma, uma nova personalidade. Além disso, é como um trampolim que o permite acessar novos mundos. Por isso, ao se debruçar sobre um novo idioma, você está dando o melhor presente que pode ao seu cérebro.
Sendo assim, não desanime. Afinal, não importam tanto os erros que você comete, de tal modo que os erros são os melhores atalhos que conduzem aos acertos, ao êxito, ao sucesso. Por isso, o aprendizado de idiomas é algo que se estende para a vida inteira, de modo que nunca paramos de aprender. Somos eternos aprendizes.